Pedro Silva De Senna

Brasil

Describe los enfoques y herramientas metodológicas que has utilizado o sueles utilizar en el estudio y acción sobre futuros: Futuros pela Performance é um conceito, uma metodologia, uma fusão transdisciplinar de ferramentas advindas do mundo do teatro e da performance, com ideias do campo de futuros. Os métodos são participativos e experienciais. O uso de abordagens corporificadas desperta uma imaginação (geração de imagens do futuro) que vai além da puramente intelectual, levando participantes a criar e compreender futuros de uma forma mais autêntica e profunda.

Describe las principales temáticas que te interesa abordar en relación al campo de estudio y acción sobre futuros: Os temas que atualmente me interessam são os Estudos de Futuros em si, com o desenvolvimento de métodos e conceitos novos para se pensar e trabalhar com futuros. Me interessam também a Alfabetização, Letramento e Literacia em Futuros, e suas aplicações na esfera pessoal, de práticas corporativas e de políticas públicas. Acredito profundamente no poder transformador do trabalho com futuros e prospectiva, tanto para indivíduos quanto para organizações e sociedades como um todo.

Desarrolla tu visión acerca del escenario latinoamericano actual en materia de estudio y acción sobre futuros ¿cuál es tu diagnóstico? ¿cuál es tu aspiración?

O cenário latino-americano atual é bastante promissor. Cada vez mais pessoas estão conscientes da importância de se “usar o futuro” para a tomada de melhores decisões no presente. Ao mesmo tempo, a maior difusão da ideia de futuros arrisca uma diluição de conceitos, e apropriações de termos associados ao campo para fins puramente comerciais e de marketing, sem o rigor e engajamento com o pensamento e práticas prospectivas necessários para efetuar mudanças comportamentais significativas (futurewashing). Por isso, imagino ser necessária uma discussão ampla sobre o que é o profissional de futuros na América Latina, e que contribuições este profissional pode oferecer à sociedade. Já existe massa crítica de pessoas envolvidas com o campo (e a Rede Latinoamericana de Futuros é prova disso) para tornar isto possível. É com satisfação que se observa o protagonismo do pensamento decolonial e indígena em suas várias manifestações na construção deste amplo e importante diálogo.

Contacto: performanceforfutures@gmail.com